PREPARAÇÃO DO ESTUDO 50 DA REVISTA A SENTINELA, QUE VAI SER CONSIDERADO NA REUNIÃO DO FIM DE SEMANA 17 - 23 DE FEVEREIRO 2025.

 

PREPARAÇÃO DO ESTUDO 50 DA REVISTA A SENTINELA, QUE VAI SER CONSIDERADO NA REUNIÃO DO FIM DE SEMANA 17 - 23 DE FEVEREIRO 2025.




PAIS - AJUDEM SEUS FILHOS A FORTALECER A FÉ


1-2. Como os pais devem reagir quando seu filho questiona nossas crenças baseadas na Bíblia?

RESPOSTA-CHAVE: Os pais devem aproveitar essas perguntas para ajudar o filho a desenvolver sua capacidade de raciocínio e fortalecer sua fé.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais devem aproveitar as perguntas que o filho faz sobre as crenças bíblicas como oportunidades para ajudar o filho a desenvolver sua capacidade de raciocínio e a encontrar respostas que fortaleçam sua fé. Em vez de se preocupar, os pais devem ver essas perguntas como uma chance de ensinar e guiar o filho a desenvolver suas próprias convicções, usando a faculdade de raciocínio incentivada pela Bíblia.

3. O que vamos ver neste estudo?

RESPOSTA-CHAVE: Neste estudo, vamos ver como os pais podem ajudar seus filhos a (1) desenvolver suas próprias convicções, (2) entender por que vale a pena seguir os padrões de moral da Bíblia e (3) defender o que eles acreditam. Também vamos ver por que é bom que seu filho faça perguntas e como criar oportunidades para vocês conversarem sobre nossas crenças.


RESPOSTA COMPLETA: Neste estudo, vamos ver como os pais podem ajudar seus filhos a (1) desenvolver suas próprias convicções, (2) entender por que vale a pena seguir os padrões de moral da Bíblia e (3) defender o que eles acreditam. Também vamos ver por que é bom que seu filho faça perguntas e como criar oportunidades para vocês conversarem sobre nossas crenças.


AJUDE SEU FILHO A DESENVOLVER SUAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES



4. Que dúvidas seu filho talvez tenha, e por quê?

RESPOSTA-CHAVE: Seu filho pode questionar a existência de Deus e a veracidade da Bíblia. Isso porque, assim como nós, eles não nascem com fé em Jeová, afinal, a fé não é algo que passa de pai para filho.

RESPOSTA COMPLETA: Seu filho pode começar a questionar a existência de Deus e a veracidade da Bíblia. Isso ocorre porque a fé não é algo que se herda, mas algo que precisa ser desenvolvido individualmente.


5. O que os pais podem fazer para ajudar seu filho a aumentar sua fé na Bíblia? (Romanos 12:2)

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem incentivar o filho a buscar provas da veracidade da Bíblia e usar as várias ferramentas da organização, como por exemplo, o Índice das Publicações da Torre de Vigia.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem incentivar o filho a buscar provas da veracidade da Bíblia, usando as várias ferramentas da organização, como por exemplo o Índice das Publicações da Torre de Vigia e o Guia de Pesquisa para Testemunhas de Jeová. Desta forma, ao pesquisar e encontrar evidências históricas que comprovam a exatidão da Bíblia, como a cidade de Nínive, o filho pode fortalecer sua fé na Bíblia como a palavra de Deus.


6. Como os pais podem ajudar seu filho a usar o raciocínio? Dê um exemplo. (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Eles podem criar oportunidades para conversas sobre a Bíblia talvez visitando museus, parques ou exposições que mostrem evidências históricas.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem criar oportunidades para conversas interessantes sobre a Bíblia e a fé em Deus, visitando museus, parques ou exposições que mostrem evidências históricas e científicas que comprovam a veracidade da Bíblia. Por exemplo, ao visitar um museu, os pais podem mostrar ao filho a Pedra Moabita e explicar como as informações nela contidas corroboram os relatos bíblicos.


Descrição da imagem:


E esta imagemRELACIONADO AO PARÁGRAFO 6, mostra um pai e sua filha adolescente vendo no computar o site de um museu.

A legenda diz: Você pode usar objetos e acontecimentos históricos para ajudar seu filho a ver que a Bíblia é exata.


7-8. (a) O que podemos aprender com a beleza e o projeto que encontramos na natureza? Dê um exemplo. (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Aprendemos que a beleza e os padrões da natureza indicam um projeto inteligente. Podemos usar como exemplo os padrões espirais que seguem a sequência de Fibonacci.

RESPOSTA COMPLETA: Aprendemos que a beleza e o design que observamos na natureza indicam a existência de um projeto inteligente. Por exemplo, os padrões espirais presentes em galáxias, conchas de náutilos, folhas de plantas e girassóis seguem uma sequência chamada de Fibonacci, demonstrando um projeto meticuloso e inteligente por trás da criação.


Descrição da imagem:


E este conjunto de imagensRELACIONADO AOS PARÁGRAFOS 7 E 8, mostra padrões espirais que encontramos na natureza. (1) Uma galáxia. (2) A concha de um náutilo. (3) As folhas de uma planta. (4) Um girassol.

A legenda diz: Quem será que projetou as lindas formas e os padrões que vemos na natureza?


7-8. (b) Que perguntas podem ajudar seu filho a fortalecer a fé de que existe um Criador?

RESPOSTA-CHAVE: Perguntas como “Quem criou as leis que geram esses padrões bonitos?” e “Quem está por trás da ordem e do design cuidadoso que vemos na natureza?” Essas perguntas além de ajudar os filhos a refletir sobre a existência de um Criador vai também fortalecer a fé deles em Deus.

RESPOSTA COMPLETA: Perguntas como “Quem criou as leis que geram esses padrões bonitos?” e “Quem está por trás da ordem e do design cuidadoso que vemos na natureza?” Essas perguntas além de ajudar os filhos a refletir sobre a existência de um Criador, vai também fortalecer a fé deles em Deus.


AJUDE SEU FILHO A ENTENDER POR QUE VALE A PENA SEGUIR OS PADRÕES DE MORAL DA BÍBLIA



9. Por que seu filho talvez tenha dúvidas sobre os padrões de moral da Bíblia?

RESPOSTA-CHAVE: Porque ele pode não concordar com esses padrões ou não saber explicar suas crenças. Então é fundamental que os pais o ajudem a entender a importância de seguir os padrões de Jeová, mostrando como esses padrões são benéficos para a vida dele.

RESPOSTA COMPLETA: Porque ele pode não concordar com esses padrões ou não saber explicar suas crenças. Então é fundamental que os pais o ajudem a entender a importância de seguir os padrões de Jeová, mostrando como esses padrões são benéficos para a vida dele.


10. Como você pode ajudar seu filho a ver Jeová como um bom amigo?

RESPOSTA-CHAVE: Quando forem estudar a Bíblia com seus filhos, os pais podem usar as perguntas e ilustrações do livro “Seja Feliz para Sempre!” para entender a opinião deles sobre certos assuntos. Depois disso, eles podem ajudar seus filhos a entender que os padrões de moral de Jeová são um prova de que ELE nos ama e quer o melhor para nós.

RESPOSTA COMPLETA: Quando forem estudar a Bíblia com seus filhos, os pais podem usar as perguntas e ilustrações do livro “Seja Feliz para Sempre!” para entender a opinião deles sobre certos assuntos. Depois disso, eles podem ajudar seus filhos a entender que os padrões de moral de Jeová são um prova de que ELE nos ama e quer o melhor para nós.


11. Como você pode ajudar seu filho a dar valor aos princípios da Bíblia? (Provérbios 2:10, 11)

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem conversar sobre as vantagens de seguir os princípios da Bíblia e como eles ajudam a família a ser mais feliz e saudável.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem conversar com o filho sobre as vantagens de seguir os princípios da Bíblia durante leituras ou o texto diário, mostrando como esses princípios ajudam a família a ser mais feliz, saudável e a viver em harmonia. Ao discutir os benefícios práticos dos princípios bíblicos, os pais ajudam o filho a dar mais valor às orientações da Bíblia.


12. Como um pai ajuda seu filho a ver os benefícios de seguir os princípios da Bíblia?

RESPOSTA-CHAVE: Ele ajuda por fazer perguntas ao seu filho que mostram o amor por trás das leis de Jeová, e também por conversar sobre a sabedoria da Bíblia comparada à sabedoria humana.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem fazer perguntas que mostrem o amor por trás das leis de Jeová e discutir como a sabedoria da Bíblia é superior à sabedoria humana. Por meio de conversas regulares e exemplos práticos, os pais ajudam o filho a entender que seguir os princípios bíblicos sempre resulta em benefícios para nossa vida e bem-estar.


13. Como os pais podem treinar os filhos para aplicar os princípios da Bíblia? Dê um exemplo.

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem treinar os filhos para aplicar os princípios da Bíblia incentivando-os a comparar comportamentos de personagens em livros escolares com os princípios bíblicos. Por exemplo, quando a escola pede para ler um livro que pode conter atos imorais ou violentos, os pais podem usar essa oportunidade para mostrar ao filho como avaliar esses comportamentos de acordo com os princípios bíblicos. Consequentemente isso vai deixá-los preparados para dar testemunho sobre suas crenças aos professores e colegas.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem treinar os filhos para aplicar os princípios da Bíblia incentivando-os a comparar comportamentos de personagens em livros escolares com os princípios bíblicos. Por exemplo, quando a escola pede para ler um livro que pode conter atos imorais ou violentos, os pais podem usar essa oportunidade para mostrar ao filho como avaliar esses comportamentos de acordo com os princípios bíblicos. Consequentemente isso vai deixá-los preparados para dar testemunho sobre suas crenças aos professores e colegas.


PREPARE SEU FILHO PARA DEFENDER O QUE ELE ACREDITA



14. Que assunto pode ser difícil para os jovens? Por quê?

RESPOSTA-CHAVE: Os jovens podem ter medo de defender suas crenças e ficar com vergonha de explicar por que não acreditam na teoria da evolução. Isso por que talvez os professores digam que a evolução não é uma teoria, mas sim um fato.

RESPOSTA COMPLETA: Os jovens podem ter dificuldade em defender suas crenças, como não acreditar na teoria da evolução, especialmente quando os professores afirmam que a evolução é um fato. O medo de serem ridicularizados ou de não conseguirem explicar suas crenças pode causar insegurança.


15. O que pode ajudar um jovem a ter mais confiança no que ele acredita?

RESPOSTA-CHAVE: O que pode ajudar é mostrar para ele que muitos cientistas também acreditam que a vida foi projetada e não surgiu por acaso. Além disso, algo que também pode ajudá-lo é deixar ele conversar com outros irmãos e irmãs que se convenceram de que a vida foi criada e não evoluída.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem mostrar ao filho que muitos cientistas também acreditam que a vida foi projetada e não surgiu por acaso. Além disso, algo que também pode fortalecer a confiança deles é descobrir como outros irmãos e irmãs se convenceram de que a vida foi criada.


16. Como os pais podem ajudar seu filho a explicar por que ele acredita num Criador? (1 Pedro 3:15) (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem estudar juntos com ele os artigos da série “Os Jovens Perguntam — Criação ou evolução?”,  e assim treinar como podem explicar para outras pessoas, os pontos desse artigo de forma lógica e simples.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem estudar juntos com ele os artigos da série “Os Jovens Perguntam — Criação ou evolução?”,  e assim treinar como podem explicar para outras pessoas, os pontos desse artigo de forma lógica e simples.


Descrição da imagem:


E esta imagemRELACIONADO AOS PARÁGRAFOS 16 E 17observamos um jovem Testemunha de Jeová mostrando um vídeo do site para um colega de escola que gosta de drones.

A legenda diz: Use explicações simples ao conversar com colegas de escola.



17. Como os pais podem incentivar o filho a procurar por oportunidades para falar sobre a Bíblia com outros?

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem incentivar o filho a procurar oportunidades para falar sobre a Bíblia, comparando isso a aprender a tocar um instrumento musical. No começo, o jovem pode começar com conversas simples, como mostrar vídeos da organização e usar raciocínios simples para despertar o interesse dos colegas.

RESPOSTA COMPLETA: Os pais podem estudar juntos com ele os artigos da série “Os Jovens Perguntam — Criação ou evolução?”,  e assim treinar como podem explicar para outras pessoas, os pontos desse artigo de forma lógica e simples.


CONTINUE AJUDANDO SEU FILHO A FORTALECER A FÉ



18. Como os pais podem continuar ajudando os seus filhos a fortalecer a fé em Deus?

RESPOSTA-CHAVE: Os pais podem ajudar os filhos a fortalecer a fé incentivando-os a estudar a Bíblia, conversando sobre a criação e as profecias cumpridas, e orando juntos. Fazendo isso, os pais podem ter certeza que o respeito deles pela Bíblia e pelos padrões de moral de Deus, vai aumentar!

RESPOSTA COMPLETA: Neste mundo que infelizmente as pessoas não tem fé em Jeová, os pais podem aproveitar a oportunidade para ajudar os filhos a fortalecer a fé incentivando-os a estudar a Bíblia, conversando sobre a criação e as profecias cumpridas, e orando juntos. Isso sem dúvidas, vai aumenta o respeito deles pela Bíblia e pelos padrões de moral de Deus.


PERGUNTAS DE RECAPITULAÇÃO:



COMO OS PAIS PODEM AJUDAR SEUS FILHOS A...



desenvolver suas convicções?

RESPOSTA: (PARÁGRAFOS 4 E 5)
Os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver suas próprias convicções incentivando-os a buscar provas da veracidade da Bíblia e a usar ferramentas como o Índice das Publicações da Torre de Vigia. Ao estudar e encontrar evidências históricas, como a cidade de Nínive (Sofonias 2:13-15), os filhos podem fortalecer sua fé de que a Bíblia é a palavra de Deus. Além disso, é importante criar oportunidades para conversas sobre a Bíblia, visitar museus e outras exposições que mostrem evidências históricas e científicas que comprovam a veracidade da Bíblia. (Romanos 12:1; 1 Tessalonicenses 5:21)


dar valor aos padrões de moral da Bíblia?

RESPOSTA: (PARÁGRAFOS 10 E 11) 
Os pais podem ajudar seus filhos a dar valor aos padrões de moral da Bíblia discutindo as vantagens de seguir esses padrões durante o estudo da Bíblia e o texto diário. Mostrem como os princípios bíblicos ajudam a família a ser mais feliz e saudável. (Hebreus 13:18; Provérbios 14:29, 30) Ao utilizar perguntas e ilustrações do livro "Seja Feliz para Sempre!", os pais podem mostrar que os padrões de moral de Jeová são uma prova de amor e proteção. Por exemplo, leiam 1 João 5:3 e conversem sobre como as orientações de Jeová são para o nosso bem. (Isaías 48:17, 18)


explicar por que acreditam num criador?

RESPOSTA: (PARÁGRAFOS 16 E 17)
Os pais podem ajudar seus filhos a explicar por que acreditam num Criador estudando juntos artigos da série "Os Jovens Perguntam — Criação ou Evolução?" e treinando com eles como explicar esses pontos de forma lógica e simples, usando exemplos fáceis de entender. Por exemplo, eles podem mostrar vídeos do site, e usar raciocínios simples, como comparar um projeto na natureza com um projeto humano, para explicar a existência de um Criador. Além disso, eles podem incentivar os filhos a falar sobre sua fé com colegas de escola, utilizando argumentos claros e acessíveis.
(1 Pedro 3:15; Romanos 10:10)


QUERIDOS IRMÃOS MUITO OBRIGADO POR ESTAREM AQUI!

ESPERAMOS QUE TODOS VOCÊS TENHAM TIRADO PROVEITO DESSE CONTEÚDO !

POR GENTILEZA, NÃO SE ESQUEÇAM POR DE COMPARTILHEM COM OUTROS ESTA PÁGINA! ISSO AJUDA MUITO O SITE A CRESCER E TAMBÉM A CHEGAR A OUTROS IRMÃOS QUE PRECISAM DESSA AJUDA.

SEGUE AQUI ABAIXO, O LINK PARA VOCÊ COMPARTILHAR ESTA PÁGINA COM SEUS FAMILIARES A AMIGOS, EM GRUPOS DE WHATSAPP, FACEBOOK, E INSTAGRAM É SÓ COPIAR E COLAR: 👇👇👇👇

http://preparacaodasreunioes.blogspot.com

ABRAÇO A TODOS 💕

(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários