PREPARAÇÃO DAS RESPOSTAS DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 3 - 9 DE MARÇO 2025

 

PREPARAÇÃO DAS RESPOSTAS DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 3 - 9 DE MARÇO 2025




"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS"


    CONTINUAÇÃO CAPÍTULO 23, PARÁGRAFOS 9 - 15 e os Quadros nas Páginas 184 e 186;

“OUÇAM MINHA DEFESA”



"NÃO É VERDADE O QUE SE FALA SOBRE VOCÊ"

(ATOS 21:22-26)



9. O que Paulo ensinava a respeito da Lei mosaica?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo ensinava que os gentios não precisavam obedecer à Lei mosaica e corrigia aqueles que tentavam persuadir os cristãos gentios a seguir essa Lei. Ele também explicava aos judeus receptivos que a morte de Jesus havia tornado a Lei obsoleta e que a justiça vinha por meio da fé, não por obras da Lei.

RESPOSTA COMPLETA: Paulo ensinava que os gentios não precisavam obedecer à Lei mosaica e refutava qualquer tentativa de persuadir os cristãos gentios a realizar a circuncisão como sinal de obediência à Lei. Ele explicava que a morte de Jesus tornava a Lei obsoleta e que a justiça era obtida pela fé, e não por obras da Lei. Isso significava que tanto judeus quanto gentios podiam alcançar uma posição justa perante Deus por meio da fé em Cristo, não pela observância da Lei mosaica.


10. Que atitude equilibrada Paulo tinha sobre assuntos relacionados à Lei e à circuncisão?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo mostrava consideração por aqueles que observavam alguns costumes judaicos e não estabelecia regras sobre a circuncisão. Ele circuncidou Timóteo para evitar desconfiança entre os judeus, mas ensinava que a circuncisão era uma decisão pessoal e que a fé que age por meio do amor era o que realmente importava.


RESPOSTA COMPLETA: Paulo mostrava consideração por aqueles que se sentiam confortáveis em observar certos costumes judaicos, como não trabalhar no sábado ou evitar certos alimentos. Ele não estabelecia regras sobre a circuncisão, deixando-a como uma questão de decisão pessoal. Paulo chegou a circuncidar Timóteo para evitar desconfiança entre os judeus, mas ensinava que a circuncisão em si não tinha valor, sendo a fé que age por meio do amor o que realmente importava. Ser circuncidado para cumprir a Lei ou apresentar essa prática como necessária para obter a aprovação de Jeová revelaria falta de fé.


11. Que orientação os anciãos deram a Paulo, e o que estaria envolvido em segui-la? (Veja também a nota.)

RESPOSTA-CHAVE: Os anciãos orientaram Paulo a purificar-se cerimonialmente junto com quatro homens que tinham um voto a cumprir e a cuidar das despesas deles. Isso demonstraria que as acusações contra ele eram falsas e que ele também estava obedecendo à Lei.

RESPOSTA COMPLETA: Os anciãos orientaram Paulo a purificar-se cerimonialmente junto com quatro homens que tinham um voto a cumprir e a cuidar das despesas deles para que tivessem a cabeça raspada. Essa ação demonstraria que as acusações contra ele eram falsas e que ele estava obedecendo à Lei. Seguir essa orientação envolvia Paulo se purificar cerimonialmente e arcar com as despesas dos homens que estavam cumprindo o voto.


12. Como a reação de Paulo à orientação dos anciãos em Jerusalém demonstrou uma atitude flexível e cooperadora?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo mostrou uma atitude flexível e cooperadora ao seguir a orientação dos anciãos, mesmo podendo argumentar que o problema era o zelo dos cristãos judeus pela Lei mosaica. Ele estava disposto a ceder, desde que não violasse princípios divinos, e cooperou com os anciãos para evitar conflitos.

RESPOSTA COMPLETA: Paulo demonstrou uma atitude flexível e cooperadora ao seguir a orientação dos anciãos, mesmo podendo argumentar que o verdadeiro problema era o zelo dos cristãos judeus pela Lei mosaica. Ele estava disposto a ceder, desde que não violasse princípios divinos, para promover a paz e a unidade na congregação. Paulo se tornou "como que debaixo de lei" para ganhar aqueles que estavam sob a Lei, mostrando um excelente exemplo de cooperação e disposição para trabalhar em harmonia com os anciãos e não insistir em fazer as coisas do próprio jeito.


Descrição da imagem:


E estas duas imagens lado a lado nas páginas 182 e 183RELACIONADO AO PARÁGRAFO 12, mostra á esquerda, Paulo ouvindo as orientações dos anciãos em Jerusalém. Já na imagem á direita, numa reunião de anciãos dos tempos modernos, aparece um irmão observando com atenção, os outros anciãos levantarem a mão.

A legenda da imagem diz: Quando nenhum princípio bíblico estava envolvido, Paulo cedia. Você faz o mesmo?


A LEI ROMANA E OS CIDADÃOS ROMANOS

As autoridades romanas geralmente não interferiam nos assuntos das províncias e respeitavam a lei local, exceto quando havia ameaças à ordem pública. Os súditos sem cidadania romana estavam sujeitos ao poder considerável das autoridades romanas, enquanto os cidadãos romanos tinham privilégios especiais, como proteção contra prisão e espancamento sem condenação e o direito de apelar ao imperador. A cidadania romana podia ser obtida por herança, concessão imperial, compra, liberdade de escravos ou serviço militar. Paulo, como cidadão romano por nascimento, tinha esses direitos legais, o que influenciou seu tratamento pelas autoridades romanas..



"ELE NÃO MERECE VIVER!"

(ATOS 21:27 - 22:30)


13. (a) Por que certos judeus causaram um tumulto no templo?

RESPOSTA-CHAVE: Por que acusarem falsamente Paulo de levar gentios ao templo.

RESPOSTA COMPLETA: Certos judeus causaram um tumulto no templo porque viram Paulo e falsamente o acusaram de levar gentios ao templo, o que provocou uma reação violenta e tumultuada.


13. (b) Como a vida de Paulo foi salva?

RESPOSTA-CHAVE: A vida de Paulo foi salva pelo comandante militar romano que interveio e prendeu Paulo. O comandante não conseguiu entender as acusações dos judeus e decidiu levar Paulo para um lugar seguro, permitindo que ele se defendesse diante do povo.

RESPOSTA COMPLETA: A vida de Paulo foi salva pela intervenção do comandante militar romano que prendeu Paulo e o retirou da situação de perigo. Se o comandante não tivesse intervindo, Paulo teria sido espancado até a morte. O comandante decidiu levar Paulo para um lugar seguro e permitiu que ele falasse ao povo, defendendo sua fé.


14, 15. (a) O que Paulo explicou aos judeus?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo explicou aos judeus, em hebraico, por que se tornou seguidor de Cristo, mencionando seu estudo aos pés de Gamaliel, sua perseguição aos cristãos, e a visão do ressuscitado Jesus a caminho de Damasco. Ele também relatou a cura milagrosa de sua cegueira por Ananias..

RESPOSTA COMPLETA: Paulo explicou aos judeus, em hebraico, por que se tornou seguidor de Cristo, mencionando seu estudo aos pés de Gamaliel, sua perseguição aos cristãos, e a visão do ressuscitado Jesus a caminho de Damasco. Ele também relatou a cura milagrosa de sua cegueira por Ananias e como Jesus apareceu a ele no templo após seu retorno a Jerusalém.


14, 15. (b) O que o comandante romano fez para descobrir o motivo do ódio dos judeus?

RESPOSTA-CHAVE: Para descobrir o motivo do ódio dos judeus, o comandante romano inicialmente ordenou que Paulo fosse interrogado sob açoitamento. Porém, ao saber que Paulo era cidadão romano, o comandante buscou outras maneiras de obter informações e apresentou Paulo perante o Sinédrio no dia seguinte.

RESPOSTA COMPLETA: Para descobrir o motivo do ódio dos judeus contra Paulo, o comandante romano inicialmente ordenou que Paulo fosse interrogado sob açoitamento. No entanto, ao descobrir que Paulo era cidadão romano, ele decidiu buscar outra maneira de obter informações. No dia seguinte, o comandante apresentou Paulo perante o Sinédrio, o supremo tribunal dos judeus, para obter mais esclarecimentos sobre as acusações contra ele.


BATALHAS JURÍDICAS NOS TEMPOS ATUAIS

Em resumo esse quadro nos mostra que, assim como o apóstolo Paulo, as Testemunhas de Jeová usam todos os recursos legais disponíveis para defender seu direito de pregar as boas novas. Nas décadas de 1920 e 1930, enfrentaram inúmeras detenções e processos judiciais por distribuir publicações bíblicas e pregar de casa em casa. Estabeleceram departamentos jurídicos na Alemanha e nos Estados Unidos para fornecer amparo legal. Além disso, enfrentaram centenas de processos na Romênia, com muitas apelações bem-sucedidas. Dificuldades jurídicas também surgem devido à posição de neutralidade das Testemunhas, mas com o tempo muitos governos reconheceram que elas não representam uma ameaça, resultando em maior reconhecimento e proteção legal.



(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários