PREPARAÇÃO E EXPLICAÇÃO DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO SEMANA 16 - 22 DE DEZEMBRO

 

RPREPARAÇÃO E EXPLICAÇÃO DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO SEMANA 16 - 22 DE DEZEMBRO 2024





"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS" 

CONCLUSÃO CAPÍTULO 19, PARÁGRAFOS 14 - 20, QUADRO na Página 152;

“Persista em falar e não fique calado”



14, 15. (a) Que acusação os judeus lançaram contra Paulo, e por que Gálio deu o caso por encerrado?

RESPOSTA: Os judeus lançaram a seguinte acusação contra Paulo: “Este homem está persuadindo as pessoas a adorar a Deus de uma maneira contrária à lei.” E Gálio deu o caso por encerrado porque ele viu que Paulo não havia cometido “algo errado” e que não era culpado de nenhum “crime grave”. Além disso, ele não tinha a menor intenção de se envolver nas controvérsias dos judeus. 


14, 15. (b) O que aconteceu com Sóstenes, e qual pode ter sido o resultado disso?

RESPOSTA: Os acusadores ficaram com raiva e a descarregaram em Sóstenes. O relato mostra que eles agarraram Sóstenes “e começaram a espancá-lo diante do tribunal”. E qualquer que tenha sido o caso, é possível que esse incidente tenha tido um resultado positivo, pois em sua primeira carta à congregação de Corinto, escrita vários anos mais tarde, Paulo se referiu a certo Sóstenes como irmão.


16. Que influência devem ter sobre nosso ministério as seguintes palavras do Senhor: “Persista em falar e não fique calado, porque eu estou com você”?

RESPOSTA: Sem dúvidas, uma influência positiva! Essas palavras são um grande incentivo para nos mantermos ocupados no ministério, especialmente quando nossa mensagem não é aceita. Nunca devemos nos esquecer que Jeová vê o coração e atrai os sinceros, portanto, quando obedecemos essa ordem além de sermos protegidos e abençoados, isso dá bons resultados em nosso território, pois todos os anos, centenas de milhares de pessoas são batizadas na organização de Jeová.


SE JEOVÁ QUISER” (Atos 18:18-22)



17-18. Em que Paulo talvez tenha refletido ao viajar para Éfeso?

RESPOSTA: Enquanto o navio partia de Cencreia, Paulo provavelmente refletia no período que passou em Corinto. Ele tinha muitas boas lembranças e motivos para ter um grande senso de realização. Seu ministério de um ano e meio ali deu muitos frutos.


19, 20. O que Paulo fez ao chegar a Éfeso, e o que aprendemos dele a respeito de buscar alvos espirituais?

RESPOSTA: Ao chegar a Éfeso, Paulo foi direto ao trabalho; ele “entrou na sinagoga e raciocinou com os judeus”. Dessa vez, Paulo ficou pouco tempo em Éfeso. Embora lhe tivessem pedido para ficar mais tempo, Paulo “não aceitou”. Ao se despedir, ele disse aos efésios: “Voltarei novamente para cá, se Jeová quiser.” Ou seja, o apóstolo pretendia voltar, mas decidiu deixar esse assunto nas mãos de Jeová. Isso nos ensina, que ao buscarmos alcançar alvos espirituais, precisamos tomar a iniciativa, mas acima de tudo, sempre devemos confiar na orientação de Jeová e procurar agir de acordo com a sua vontade.



“ O VOTO DE PAULO (QUADRO PÁGINA 152;)

Em resumo vem mostrando algumas curiosidades sobre o voto que Paulo fez para Jeová, e o que talvez significou ele ter raspado a cabeça ou cortado o cabelo rente a cabeça.

Postar um comentário

0 Comentários