COMENTÁRIOS PREPARADOS DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 17 - 23 DE FEVEREIRO 2025

 

COMENTÁRIOS PREPARADOS DO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 17 - 23 DE FEVEREIRO 2025





"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS"


    CONCLUSÃO CAPÍTULO 22, PARÁGRAFOS 15 - 21;

“SEJA FEITA A VONTADE DE JEOVÁ”



"ESTOU PRONTO ... PARA MORRER"

(ATOS 21:10-14;)



15, 16. Que mensagem Ágabo trouxe, e que efeito ela teve nos que a ouviram?

RESPOSTA-CHAVE: Ágabo trouxe a mensagem de que Paulo seria amarrado pelos judeus em Jerusalém e entregue às nações. Essa profecia confirmou que Paulo iria a Jerusalém e indicou que enfrentaria perseguição. Os que ouviram imploraram a Paulo que não fosse a Jerusalém, mas Paulo permaneceu firme em sua decisão, demonstrando sua disposição de sofrer e até morrer pelo nome do Senhor Jesus.

RESPOSTA COMPLETA: Ágabo, conhecido como profeta que havia predito uma grande fome durante o reinado de Cláudio, trouxe uma mensagem muito séria enquanto Paulo estava hospedado na casa de Filipe. Ao amarrar seus próprios pés e mãos com o cinto de Paulo, Ágabo anunciou que o dono daquele cinto seria amarrado pelos judeus em Jerusalém e entregue às mãos de pessoas das nações. Esta profecia confirmou que Paulo iria a Jerusalém e indicou que ele enfrentaria perseguição. Ao ouvir essa mensagem, os presentes ficaram profundamente preocupados e imploraram a Paulo que não fosse a Jerusalém. Lucas, juntamente com os outros irmãos, tentou persuadi-lo a evitar o perigo, mas a reação de Paulo foi firme e resoluta.


17, 18. Como Paulo permaneceu firme em sua decisão, e como os irmãos reagiram?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo permaneceu firme em sua decisão de ir a Jerusalém, mesmo diante das súplicas e lágrimas dos irmãos, que estavam tentando enfraquecer sua determinação. Ele explicou carinhosamente por que deveria prosseguir, mostrando coragem e determinação. Então, os irmãos respeitosamente, pararam de insistir e aceitaram a vontade de Jeová, apesar de isso ser difícil para eles.


RESPOSTA COMPLETA: Diante das súplicas e lágrimas dos irmãos, Paulo permaneceu firme em sua decisão de ir a Jerusalém. Ele explicou que estavam "tentando enfraquecer a [sua] determinação" e que ele estava pronto não só para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. A determinação de Paulo era comparável à de Jesus, que também estava decidido a cumprir a vontade de Jeová mesmo diante da morte. Os irmãos, embora preocupados, respeitaram a firmeza de Paulo e, após perceberem que não conseguiriam convencê-lo, aceitaram a vontade de Jeová. Esta reação demonstra a profundidade do respeito e do apoio mútuo entre Paulo e os irmãos.


19. Que lição valiosa aprendemos do que aconteceu com Paulo?

RESPOSTA-CHAVE: Aprendemos que não devemos desencorajar outros de se empenhar por um proceder abnegado no serviço a Deus. Mesmo que seja difícil para nós, é importante apoiar os irmãos em suas decisões de servir a Jeová, especialmente em designações distantes ou desafiadoras. O exemplo de Phyllis, que apoiou sua filha no serviço missionário, ilustra como podemos aplicar essa lição hoje.

RESPOSTA COMPLETA: Aprendemos que nunca devemos desencorajar alguém de seguir um proceder abnegado no serviço a Deus. Mesmo quando é difícil para nós, devemos apoiar as decisões dos irmãos que estão dispostos a enfrentar desafios por amor a Jeová. A história de Phyllis, que apoiou sua filha no serviço missionário apesar da dificuldade emocional, ilustra essa lição. A decisão de Phyllis de não desencorajar sua filha, mas sim de orar e apoiar sua escolha, resultou em uma obra missionária frutífera e em alegria e gratidão contínua a Jeová. Apoiar irmãos abnegados fortalece nossa comunidade de fé e honra a Jeová.


Descrição da imagem:


E estas duas imagens, lado a lado na PÁGINA 179, RELACIONADO AO PARÁGRAFO 19, mostra um casal de missionários e os pais. Em uma das imagens, os pais telefonam e estão contentes. Na outra, o casal recebe com alegria o telefonema em sua designação em outro país.

A legenda da imagem diz: É bom apoiarmos irmãos abnegados.


"OS IRMÃOS NOS RECEBERAM COM ALEGRIA"

(ATOS 21:15-17;)



20, 21. O que mostra que Paulo desejava estar com seus irmãos, e por que ele queria estar com os que tinham a mesma fé que ele?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo desejava estar com seus irmãos em todos os pontos de sua viagem até Jerusalém. Ele procurou o companheirismo dos discípulos em Tiro, Ptolemaida e Cesareia, e foi acompanhado por alguns irmãos de Cesareia até Jerusalém, onde foram recebidos com alegria. Além disso, Paulo queria ter a companhia dos que tinham a mesma fé que ele, porque era isso que iria fortalecer sua determinação de enfrentar os desafios que estava por vir, no caso, opositores irados que tentariam matá-lo..

RESPOSTA COMPLETA: Paulo, em sua viagem até Jerusalém, procurou constantemente o companheirismo de seus irmãos cristãos. Em cada parada—Tiro, Ptolemaida e Cesareia—ele e seus companheiros buscavam a associação com os discípulos locais. Esse desejo de estar com irmãos que compartilhavam a mesma fé mostra a importância do apoio e encorajamento mútuo entre os cristãos. Em Jerusalém, Paulo foi recebido com alegria pelos irmãos, demonstrando a afeição e solidariedade que existiam entre eles. Estar com seus irmãos proporcionava a Paulo o encorajamento necessário para enfrentar os desafios que viriam, fortalecendo sua fé e determinação para cumprir a vontade de Jeová.


(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários