COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 7 - 13 DE ABRIL 2025

 

COMENTÁRIOS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 7 - 13 DE ABRIL 2025




"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS"


    INÍCIO CAPÍTULO 25, PARÁGRAFOS 1-4 E O QUADRO NA PÁGINA 199;

“APELO PARA CÉSAR!”



1, 2. (a) Em que situação Paulo se encontrava?

RESPOSTA-CHAVE: Paulo estava sob forte vigilância em Cesareia. Dois anos antes, quando havia retornado à Judeia, os judeus tentaram matá-lo pelo menos três vezes em questão de poucos dias. Apesar de seus inimigos não terem sido bem-sucedidos até agora, eles ainda não desistiram.

RESPOSTA COMPLETA: Paulo estava sob forte vigilância em Cesareia. Dois anos antes, ao retornar à Judeia, os judeus haviam tentado matá-lo pelo menos três vezes em poucos dias, conforme registrado em Atos 21:27-36; 23:10, 12-15, 27. Embora seus inimigos não tivessem conseguido atingir seus objetivos, eles não desistiram de planejar sua morte. Ao perceber o risco iminente de cair nas mãos deles, Paulo decidiu apelar para César, dizendo: "Apelo para César!"


1, 2. (b) Que pergunta surge quanto à decisão de Paulo de apelar para César?

RESPOSTA-CHAVE: A pergunta que surge é: Será que Jeová apoiou a decisão de Paulo de apelar para o imperador de Roma? Isso é importante porque precisamos saber se Paulo estabeleceu um exemplo para “defender e estabelecer legalmente as boas novas”.


RESPOSTA COMPLETA: A decisão de Paulo levanta a questão: Será que Jeová apoiou sua decisão de apelar ao imperador de Roma? Essa pergunta é importante porque ajuda a determinar se Paulo estabeleceu um exemplo a ser seguido na "defesa e estabelecimento legal das boas novas", conforme mencionado em Filipenses 1:7.


Perante o tribunal” (Atos 25:1-12)



3, 4. (a) O que estava por trás do pedido dos judeus de levar Paulo a Jerusalém, e como ele escapou da morte?

RESPOSTA-CHAVE: Havia um plano maligno por trás desse pedido, pois os inimigos de Paulo estavam planejando matá-lo na estrada que ia de Cesareia a Jerusalém. Mas festo recusou esse pedido e instruiu os líderes judeus a descerem a Cesareia para acusá-lo. Dessa forma, Paulo escapou mais uma vez da morte.

RESPOSTA COMPLETA: Os principais sacerdotes e homens de destaque dos judeus acusaram Paulo de crimes graves e pediram ao novo governador Festo que levasse Paulo a Jerusalém para ser julgado ali. Contudo, esse pedido ocultava um plano maligno: os inimigos de Paulo planejavam matá-lo na estrada entre Cesareia e Jerusalém. Festo rejeitou o pedido, declarando: “Desçam comigo [a Cesareia] alguns dos líderes de vocês e o acusem, se é que o homem fez alguma coisa errada.” Assim, Paulo escapou novamente da morte.


3, 4. (b) Como Jeová sustenta seus servos hoje, assim como fez com Paulo?

RESPOSTA-CHAVE: Hoje, Jeová não nos protege de todas as dificuldades, mas nos dá sabedoria e força para perseverar. Podemos contar com “o poder além do normal” que nosso amoroso Deus nos fornece.

RESPOSTA COMPLETA: Jeová sustentou Paulo em meio às suas provações por meio do Senhor Jesus Cristo, que o encorajou com as palavras: "Tenha coragem!". Hoje, Jeová também sustenta seus servos, não eliminando todas as dificuldades, mas concedendo-lhes sabedoria e força para perseverar. Ele proporciona o "poder além do normal" para enfrentar obstáculos e ameaças, mostrando seu amor e apoio constantes.


O PROCURADOR ROMANO PÓRCIO FESTO” 

(QUADRO PÁGINA 199)

RESUMO: Pórcio Festo governou a Judeia por cerca de dois ou três anos, sendo considerado mais competente que Félix e Albino. Ele combateu bandidos e lidou com disputas envolvendo o templo, permitindo que judeus levassem questões ao imperador Nero. Para manter boas relações, comprometeu a justiça no caso do apóstolo Paulo.



(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários