RESPOSTAS PREPARADAS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 14 - 20 DE ABRIL 2025

 

RESPOSTAS PREPARADAS PARA O ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DE MEIO DE SEMANA 14 - 20 DE ABRIL 2025




"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS"


    CONTINUAÇÃO CAPÍTULO 25, PARÁGRAFOS 5-7 E O QUADRO NA PÁGINA 200;

“APELO PARA CÉSAR!”



5. Como Festo lidou com Paulo?

RESPOSTA-CHAVE: Festo, buscando agradar os judeus, sugeriu que Paulo fosse julgado em Jerusalém, onde sua morte seria certa. Assim, ele colocou interesses políticos acima da justiça, como fez Pôncio Pilatos antes dele.

RESPOSTA COMPLETA: Festo “se sentou no tribunal” em Cesareia, onde Paulo se defendeu das acusações infundadas, afirmando: “Não cometi nenhum pecado contra a Lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.” Apesar de sua inocência, Festo, querendo obter o favor dos judeus, perguntou se Paulo desejava ser julgado em Jerusalém. Essa proposta era absurda, pois significaria sua morte certa. Assim, Festo colocou seus interesses políticos acima da verdadeira justiça, como Pôncio Pilatos fez anteriormente. Hoje, alguns juízes também cedem à pressão política, tomando decisões contrárias às provas em casos envolvendo o povo de Deus.


6, 7. Por que Paulo apelou para César, e que precedente ele estabeleceu para os cristãos verdadeiros hoje?

RESPOSTA-CHAVE: Para evitar cair nas mãos dos judeus, Paulo utilizou seu direito como cidadão romano e apelou para César. Com isso, ele estabeleceu um precedente para os cristãos, mostrando que podem usar recursos jurídicos para defender as boas novas quando enfrentam perseguição injusta.


RESPOSTA COMPLETA: O desejo de Festo de agradar os judeus poderia ter colocado a vida de Paulo em perigo. Por isso, Paulo utilizou seu direito como cidadão romano e declarou: “Estou perante o tribunal de César, onde devo ser julgado. Não fiz nada de errado contra os judeus, como Vossa Excelência está percebendo muito bem. [...] Apelo para César!” Esse apelo geralmente não podia ser revogado, o que Festo reforçou ao dizer: “Você apelou para César, para César irá.” Com essa ação, Paulo estabeleceu um precedente para os cristãos verdadeiros hoje: quando opositores tentam “em nome da lei, tramar a desgraça”, as Testemunhas de Jeová se valem de recursos jurídicos para defender as boas novas.


Descrição da imagem:


E esta imagem na PÁGINA 197, RELACIONADO AOS PARÁGRAFOS 6 E 7, mostra pessoas num tribunal reagindo ao ouvirem a sentença. Um irmão, seus advogados, e várias Testemunhas de Jeová presentes, permanecem sérios. Pessoas que não são Testemunhas de Jeová estão felizes e cumprimentam os advogados que acusaram um irmão.

A legenda da imagem diz: Nós apelamos de decisões judiciais desfavoráveis.



APELAÇÕES A FAVOR DA ADORAÇÃO VERDADEIRA NOS TEMPOS ATUAIS ” 

(QUADRO PÁGINA 200)

RESUMO: Esse quadro vem mostrando que ao longo da história As Testemunhas de Jeová têm recorrido a tribunais superiores para garantir sua liberdade de pregação. Em resumo, essas experiências nos ensinam que a perseverança na defesa da liberdade de adoração pode beneficiar não apenas quem luta por ela, mas também toda a sociedade. Até os dias de hoje, as Testemunhas de Jeová enfrentaram perseguições e desafios legais, mas suas vitórias ajudaram a garantir direitos fundamentais para muitas pessoas. Isso reforça a importância de recorrer a meios legais para proteger a liberdade religiosa e mostra que princípios de justiça e igualdade devem ser defendidos, mesmo diante da oposição. Além disso, destaca o valor da coragem e determinação ao enfrentar dificuldades para manter a fé e a prática da adoração verdadeira.



(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários