RESPOSTAS DETALHADAS PARA VOCÊ COMENTAR NO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DO MEIO DE SEMANA 30 DE DEZEMBRO 2024 - 5 DE JANEIRO 2025

 

RESPOSTAS DETALHADAS PARA VOCÊ COMENTAR NO ESTUDO BÍBLICO DE CONGREGAÇÃO DA REUNIÃO DO MEIO DE SEMANA 30 DE DEZEMBRO 2024 - 5 DE JANEIRO 2025



"DÊ TESTEMUNHO CABAL SOBRE O REINO DE DEUS"


CONTINUAÇÃO CAPÍTULO 20, PARÁGRAFOS 8 - 12 E O QUADRO NA PÁGINA 161;

“A PALAVRA CRESCIA... E PREVALECIA” APESAR DE OPOSIÇÃO



“RACIOCINANDO DE FORMA PERSUASIVA A RESPEITO DO REINO” (Atos 18:23; 19:1-10)



8. Que caminho Paulo fez para retornar a Éfeso, e por quê?

RESPOSTA: Ele viajou “pelas regiões do interior”. Segundo certa estimativa, a viagem de Paulo, conforme registrada em Atos 18:23 e 19:1, foi de cerca de 1.600 quilômetros! E Paulo escolheu o trajeto mais difícil, porque ele queria ‘fortalecer todos os discípulos’.


9. Por que um grupo de discípulos precisava ser batizado novamente, e que lição aprendemos deles?

RESPOSTA: Porque eles haviam sido batizados no batismo de João quando esse batismo não era mais válido. Além disso, eles não sabiam nada sobre o espírito santo. Então, Paulo lhes explicou o entendimento mais atualizado, e, como Apolo, eles se mostraram humildes e ansiosos para aprender. Desta maneira, depois de serem batizados no nome de Jesus, eles receberam espírito santo e alguns dons milagrosos. Aprendemos com isso, que estar em dia com os avanços da organização teocrática de Jeová resulta em bênçãos.


10. Por que Paulo saiu da sinagoga e foi para um auditório, e que exemplo isso estabeleceu para nosso ministério?

RESPOSTA: Porque apesar de ele ter ‘raciocinado de forma persuasiva a respeito do Reino de Deus’, alguns ficaram obstinados e se tornaram verdadeiros opositores. Então, em vez de perder tempo com aqueles que “falavam mal do Caminho”, Paulo tomou providências para falar no auditório de uma escola. Desta forma, os que desejavam fazer progresso espiritual precisavam sair da sinagoga e ir até o auditório. Essa atitude de Paulo estabeleceu um exemplo para nós no ministério hoje, que é, quando percebermos que durante a pregação ou até um estudo, o morador não quer ouvir ou só quer discutir, devemos encerrar a conversa ou estudo, e passar para a próxima casa ou território para procurar quem realmente é merecedor.


11, 12. (a) Como Paulo deixou um exemplo em ser diligente e flexível?

RESPOSTA: Observamos aqui, que Paulo adaptou a programação de seu ministério às necessidades das pessoas naquela localidade, ele provavelmente falou naquele auditório todos os dias, de cerca das 11 horas da manhã até por volta das 4 horas da tarde. Isso porque talvez esse fosse o período mais calmo do dia, mas ao mesmo tempo o mais quente, quando muitos paravam de trabalhar para comer e descansar. Essa é outra razão pela qual a palavra de Jeová continuava a crescer e a prevalecer. Pois “Todos os que moravam na província da Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor.”


11, 12. (b) Como as Testemunhas de Jeová têm se esforçado a ser diligentes e flexíveis em seu ministério?

RESPOSTA: As testemunhas de Jeová se esforçam hoje em falar com as pessoas quando e onde elas podem ser encontradas. Elas dão testemunho nas ruas, no comércio e em estacionamentos. Também entram em contato com as pessoas por telefone ou por carta. E, no serviço de casa em casa, fazem esforços para encontrar os moradores no horário em que é mais provável que estejam em casa.

Postar um comentário

0 Comentários