PREPARAÇÃO DOS COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DO ESTUDO 48 DA REVISTA A SENTINELA, SEMANA 3 - 9 DE FEVEREIRO 2025.

 

PREPARAÇÃO DOS COMENTÁRIOS E RESPOSTAS DO ESTUDO 48 DA REVISTA A SENTINELA, SEMANA 3 - 9 DE FEVEREIRO 2025.






LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM O MILAGRES DOS PÃES?


1. Qual era a importância do pão nos tempos bíblicos?

RESPOSTA-CHAVE: O pão era o alimento básico das pessoas nos tempos bíblicos. Ele era tão importante que a Bíblia às vezes se refere ao "pão" para falar de alimentos em geral. Além disso, dois milagres bem conhecidos de Jesus envolveram o pão.

RESPOSTA COMPLETA: Nos tempos bíblicos, o pão era considerado o alimento básico e essencial para as pessoas. Ele era tão importante que a Bíblia muitas vezes utilizava a palavra "pão" para se referir ao alimento em geral. Por exemplo, no livro de Gênesis 14:18 e no Evangelho de Lucas 4:4, o pão é mencionado como um sustento diário. Além disso, o pão está presente em dois milagres bem conhecidos realizados por Jesus: a multiplicação dos pães para alimentar milhares de pessoas. A importância do pão é destacada também em passagens como Mateus 6:11 e Atos 20:7. Esses exemplos mostram como o pão era valorizado tanto no sentido físico quanto espiritual.

2. Em que situação milhares de pessoas precisaram de comida?
  • RESPOSTA-CHAVE: Foi em uma ocasião em que Jesus e seus apóstolos foram para um lugar descansar, mas daí milhares de pessoas seguiram eles, para ouvir e ver Jesus. Então, a medida que o tempo foi passando e ficando tarde, obviamente aquela multidão precisaria de comida.


RESPOSTA COMPLETA: Os apóstolos de Jesus tinham acabado de retornar de uma viagem de pregação e estavam cansados. Para proporcionar um momento de descanso, Jesus os levou de barco para o outro lado do mar da Galileia, até uma região isolada perto da cidade de Betsaida. No entanto, uma grande multidão seguiu Jesus até esse local para vê-lo, ouvir seus ensinamentos e buscar cura para os enfermos. Ao ver a multidão, Jesus, movido por compaixão, passou a ensinar sobre o Reino de Deus e curar os doentes. Quando começou a anoitecer, os discípulos ficaram preocupados com a falta de comida para a multidão, uma vez que a maioria das pessoas precisava comprar algo para comer.


O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DE PÃES



3. O que Jesus disse para os apóstolos fazerem? (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Jesus disse para os apóstolos darem comida à multidão. Então, André encontrou um menino com cinco pães e dois peixinhos, mas logicamente isso parecia insuficiente para todas aquelas pessoas.

RESPOSTA COMPLETA: Jesus disse aos apóstolos que eles deveriam alimentar a multidão, afirmando: “Eles não precisam ir embora; deem-lhes vocês algo para comer.” Essa tarefa parecia impossível, pois havia cerca de cinco mil homens presentes, além de mulheres e crianças, totalizando possivelmente umas quinze mil pessoas.

Descrição da imagem:


E esta imagem da capaRELACIONADO AO PARÁGRAFO 3, mostra Jesus entregando pães e peixes para seus discípulos. Os discípulos distribuem os pães e peixes para uma multidão de homens, mulheres e crianças.

A legenda diz: Jesus cuidava das necessidades espirituais e físicas das pessoas.


4. Que lições aprendemos de João 6:11-13? (Veja também as imagens.)

RESPOSTA-CHAVE: Esse exemplo de Jesus ensina a importância de sermos gratos a Deus pelo alimento, orarmos antes das refeições e evitarmos o desperdício, usando os recursos de maneira sábia. Além disso, a atitude de Jesus demonstra a importância de sermos hospitaleiros e generosos.

RESPOSTA COMPLETA: Aprendemos que sempre devemos ser hospitaleiros e generosos com o nosso próximo. É muito importante também orar antes de comer, não importa se estamos sozinhos ou com outras pessoas. Além disso, depois de todos se alimentarem, Jesus pediu que os discípulos juntassem os pedaços que sobraram, pois Ele não queria que nada fosse desperdiçado! Isso nos ensina, que também devemos usar os alimentos que temos com sabedoria e não desperdiça-los.

Descrição da imagem:


E este conjunto de imagensRELACIONADO AO PARÁGRAFO 4, mostra irmãos e irmãs orando antes de uma refeição. Na PRIMEIRA IMAGEM, há uma jovem na cantina da escola, e alguns colegas dela conversando por perto. Na SEGUNDA, há um irmão que trabalha com construção no horário do almoço com seus colegas de trabalho. E na TERCEIRA, há um irmão com sua esposa e filha, sentados há mesa para jantar.

A legenda diz: Pergunte-se: ‘Será que eu imito a Jesus e faço uma oração antes de comer?’


5. O que as pessoas queriam fazer com Jesus, e como ele reagiu?

RESPOSTA-CHAVE: Naquela ocasião, as pessoas ficaram impressionadas com o modo de Jesus ensinar e com os milagres que ele fez! Então, elas tentaram fazer de Jesus rei, mas Jesus reagiu se retirando para o monte para evitar envolvimento com a política.

RESPOSTA COMPLETA: As pessoas ficaram impressionadas com os ensinamentos e os milagres de Jesus, e, conhecendo a profecia de Moisés sobre o surgimento de um grande profeta, elas concluíram que Jesus seria um governante ideal, capaz de alimentar toda a nação. Por isso, elas queriam fazê-lo rei. No entanto, Jesus não queria se envolver em questões políticas e retirou-se para o monte, mantendo-se fiel à sua missão espiritual.


6. Como podemos imitar o exemplo de Jesus? (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Podemos imitar Jesus por agir e pensar como Ele, não nos envolvendo na política, mas por apoiarmos ao máximo o Reino de Deus, pregando sobre esse Reino e orando por ele.

RESPOSTA COMPLETA: Embora não sejamos chamados a multiplicar pães ou curar doentes de maneira milagrosa, enfrentamos pressões para nos envolver na política, como votar ou apoiar candidatos. No entanto, Jesus deixou claro que seu Reino não faz parte deste mundo e ele se manteve afastado das questões políticas. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus, apoiando e pregando sobre o Reino de Deus e orando por sua vinda. Nossa lealdade deve estar no Reino de Deus e não em governos humanos.

Descrição da imagem:


E esta imagemRELACIONADO AO PARÁGRAFO 6, mostra Pôncio Pilatos fazendo perguntas para Jesus, que está sendo vigiado por dois soldados romanos.

A legenda diz: Jesus não quis se envolver com os assuntos políticos dos judeus nem dos romanos, e nós devemos imitar o exemplo dele.


"O SIGNIFICADO DOS PÃES"



7. O que Jesus fez, e como os apóstolos reagiram? (João 6:16-20)

RESPOSTA-CHAVE: Jesus alimentou a multidão e foi para as montanhas. Durante uma tempestade, ele andou sobre o mar até os apóstolos, acalmando o vento. Desta forma, eles finalmente reconheceram Jesus como o Filho de Deus.

RESPOSTA COMPLETA: Após alimentar a multidão, Jesus retirou-se para as montanhas e instruiu seus apóstolos a voltarem para Cafarnaum de barco. Enquanto atravessavam o mar, uma tempestade surgiu, trazendo ventos fortes e grandes ondas. Jesus então foi ao encontro deles, andando sobre o mar, e convidou Pedro a fazer o mesmo. Quando Jesus entrou no barco, a tempestade cessou. Os apóstolos ficaram impressionados e reconheceram Jesus como o Filho de Deus.


8-9. Por que a multidão foi até Cafarnaum procurar Jesus?

RESPOSTA-CHAVE: A multidão procurou Jesus em Cafarnaum, não por interesse no Reino, mas porque queriam mais comida, assim, quando encontraram com Jesus perto de Cafarnaum, Jesus explicou que eles estavam interessados no “alimento que perece” e os exortou a buscar o “alimento que permanece para a vida eterna”.

RESPOSTA COMPLETA: Porque elas estavam interessadas em obter mais alimento físico, então, Jesus destacou que elas estavam mais interessadas no “alimento que perece” do que nas verdades espirituais que ele estava ensinando.


10. O que as pessoas precisavam fazer para ter vida eterna?

RESPOSTA-CHAVE: Para ter vida eterna, as pessoas precisavam exercer fé em Jesus, ou seja, naquele que Deus enviou. Isso era algo essencial, afinal, o próprio Jesus já havia ensinado isso antes em outras ocasiões.

RESPOSTA COMPLETA: Jesus explicou que, para receber o “alimento que permanece para a vida eterna”, as pessoas precisavam exercer fé nele, aquele que Deus enviou. Ele ressaltou que a obra de Deus era que eles acreditassem nele. Isso não era a primeira vez que Jesus falava sobre a importância de exercer fé para obter a vida eterna. Jesus continuamente ensinava que a verdadeira vida vinha de acreditar e seguir seus ensinamentos.


11. O que mostrou que os judeus só estavam pensando em conseguir alimento físico? (Salmo 78:24, 25)

RESPOSTA-CHAVE: Infelizmente aqueles judeus não aceitavam que tinham que exercer fé em Jesus. Eles perguntaram por um sinal e mencionaram o maná nos dias de Moisés, focando apenas no alimento físico. Então, quando Jesus falou sobre o “verdadeiro pão do céu”, que dá vida eterna, eles não prestaram atenção.

RESPOSTA COMPLETA: Os judeus questionaram Jesus pedindo um sinal para acreditar nele, mencionando que, nos tempos de Moisés, os israelitas receberam maná, um alimento básico. Isso demonstrava que eles estavam focados em obter alimento físico e não prestavam atenção nas verdades espirituais que Jesus estava ensinando. Quando Jesus falou sobre o “verdadeiro pão do céu” que poderia dar vida eterna, eles não se interessaram em compreender o significado espiritual.


O QUE DEVE SER MAIS IMPORTANTE PARA NÓS?



12. Como Jesus mostrou o que é mais importante na vida?

RESPOSTA-CHAVE: Jesus mostrou isso, por deixar claro, tanto em palavras, como em ações, que as necessidades espirituais devem ser algo prioritário na nossa vida. Ele ensinou isso ao resistir às tentações de Satanás e também por destacar no Sermão do Monte a importância de nossa amizade com Jeová ser mais importante que nossas vontades pessoais.

RESPOSTA COMPLETA: Jesus ensinou que as necessidades espirituais são mais importantes que as físicas. Ele demonstrou isso resistindo à tentação de Satanás, que queria que ele transformasse pedras em pão, e destacou a importância da obediência a Deus. No Sermão do Monte, ele também falou sobre a importância de cuidar de nossa necessidade espiritual. Portanto, devemos avaliar se nossas vidas refletem essa prioridade, ou seja, colocar a amizade com Jeová acima das nossas vontades pessoais.


13. (a) Por que não é errado sentir satisfação ao comer?

RESPOSTA-CHAVE: Porque o próprio Jeová, por meio da sua palavra a Bíblia, nos diz que é bom desfrutar do nosso trabalho árduo e que isso vem DELE.

RESPOSTA COMPLETA: Porque o próprio Jeová, por meio da sua palavra a Bíblia, nos diz que é bom desfrutar do nosso trabalho árduo e que isso vem DELE.


13. (b) Que aviso Paulo nos deu? (1Coríntios 10:6, 7, 11)

RESPOSTA-CHAVE: Como um alerta para evitarmos o mesmo erro, Paulo avisou para não desejarmos coisas prejudiciais como os israelitas no deserto. Afinal, foi o desejo excessivo por comida que levou os israelitas a se afastarem de Jeová.

RESPOSTA COMPLETA: Paulo advertiu os cristãos a não desejarem coisas prejudiciais, usando o exemplo dos israelitas no deserto, que deixaram que o desejo por comida prejudicasse sua obediência a Deus. Os israelitas, apesar de terem recebido maná de Deus, desejaram outras comidas e até adoraram o bezerro de ouro, mostrando falta de fidelidade. Paulo usou esse exemplo para alertar os cristãos a evitarem cometer o mesmo erro.


14. O que a Bíblia diz sobre os alimentos que teremos no novo mundo?

RESPOSTA-CHAVE: A Bíblia diz que a vontade de Deus para a Terra inclui alimentos de boa qualidade. Por exemplo, nos textos de Isaías 25:6-8 e o Salmo 72:16, Jeová promete uma abundância de comidas deliciosas e cereais, onde vamos poder plantar nossos próprios vinhedos e desfrutar dos seus frutos.

RESPOSTA COMPLETA: A Bíblia promete uma abundância de alimentos de qualidade no novo mundo. Isaías 25:6-8 descreve um banquete de comidas deliciosas e fartura. Já o Salmo 72:16 promete fartura de cereais e alimentos nas montanhas, onde as pessoas poderão cultivar seus próprios vinhedos e desfrutar dos frutos. Essas promessas mostram a generosidade de Deus em suprir as necessidades físicas de toda á humanidade no novo mundo.


15. Que programa de instrução haverá para os ressuscitados? (João 6:35)

RESPOSTA-CHAVE: Vimos aqui, que esse programa de instrução espiritual, tanto para os ressuscitados como para os nascidos no novo mundo, envolve aprender o significado do que Jesus disse: “Eu sou o pão da vida”. Desta forma, eles vão ter a oportunidade de conseguir desenvolver fé no sacrifício de Jesus.

RESPOSTA COMPLETA: As pessoas que comeram dos pães e peixes multiplicados por Jesus podem ser ressuscitadas no novo mundo. Elas precisarão desenvolver fé no sacrifício de Jesus para obter vida eterna. Então, haverá um programa de instrução espiritual no novo mundo, destinado a ensinar essas verdades aos ressuscitados e aos nascidos durante esse período. Esse programa trará grande alegria ao ajudar essas pessoas a aprender sobre as maravilhas espirituais, que serão a parte mais importante da vida no novo mundo.


16. O que vamos ver no próximo estudo?

RESPOSTA-CHAVE: No próximo estudo, continuaremos examinando o capítulo 6 do Evangelho de João, onde Jesus ensina mais sobre a vida eterna.

RESPOSTA COMPLETA: No próximo estudo, continuaremos examinando o Capítulo 6 do Evangelho de João para aprofundar nosso entendimento sobre os ensinamentos de Jesus acerca da vida eterna, fortalecendo nossa fé e compromisso com esses princípios espirituais.


PERGUNTAS DE RECAPITULAÇÃO:



COMO RESPONDERIA?



Que lição podemos aprender do que Jesus fez antes de distribuir os pães e os peixes para a multidão?

RESPOSTA: (PARÁGRAFO 4)
Aprendemos que sempre devemos ser hospitaleiros e generosos com o nosso próximo, é muito importante também orar antes de comer, não importa se estamos sozinhos ou com outras pessoas. Além disso, depois de todos se alimentarem, Jesus pediu que os discípulos juntassem os pedaços que sobraram, pois Ele não queria que nada fosse desperdiçado! Isso nos ensina, que também devemos usar os alimentos que temos com sabedoria e não desperdiça-los.
(João 6:11-13)


Que exemplo Jesus deu quando as pessoas queriam forçá-lo a ser rei?

RESPOSTA: (PARÁGRAFO 6) 
Jesus deixou claro que seu Reino não faz parte deste mundo e ele se manteve afastado das questões políticas. Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Jesus, apoiando e pregando sobre o Reino de Deus e orando por sua vinda. Nossa lealdade deve estar no Reino de Deus e não em governos humanos.
(João 17:14; 18:36)


Como podemos aplicar o conselho de Paulo em 1 Coríntios 10:6, 7, 11?

RESPOSTA: (PARÁGRAFO 13)
Observamos que não é errado orarmos pela necessidade de cada dia, o próprio Jeová, por meio da sua palavra a Bíblia, nos diz que é bom desfrutar do nosso trabalho árduo e que isso vem DELE, mas devemos ser equilibrados, e estabelecermos prioridades na vida, evitando coisas prejudiciais como os israelitas no deserto. Afinal, foi o desejo excessivo e desequilibrado por comida que levou os israelitas a se afastarem de Jeová.
(1 Coríntios 10:6, 7, 11)


QUERIDOS IRMÃOS MUITO OBRIGADO POR ESTAREM AQUI!

ESPERAMOS QUE TODOS VOCÊS TENHAM TIRADO PROVEITO DESSE CONTEÚDO !

POR GENTILEZA, NÃO SE ESQUEÇAM POR DE COMPARTILHEM COM OUTROS ESTA PÁGINA! ISSO AJUDA MUITO O SITE A CRESCER E TAMBÉM A CHEGAR A OUTROS IRMÃOS QUE PRECISAM DESSA AJUDA.

SEGUE AQUI ABAIXO, O LINK PARA VOCÊ COMPARTILHAR ESTA PÁGINA COM SEUS FAMILIARES A AMIGOS, EM GRUPOS DE WHATSAPP, FACEBOOK, E INSTAGRAM É SÓ COPIAR E COLAR: 👇👇👇👇

http://preparacaodasreunioes.blogspot.com

ABRAÇO A TODOS 💕

(ATENÇÃO): Os anúncios que aparecem aqui no nosso SITE, tem como objetivo apenas cobrir as despesas envolvidas na manutenção desse SITEPortanto, não nos responsabilizamos pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. 


Atenciosamente,

 Equipe Preparação De Nossas Reuniões.

Postar um comentário

0 Comentários