PREPARAÇÃO E RESPOSTAS DO ESTUDO 44 DA REVISTA A SENTINELA, SEMANA 6 - 12 DE JANEIRO 2025.

 

PREPARAÇÃO E RESPOSTAS DO ESTUDO 44 DA REVISTA A SENTINELA, SEMANA 6 - 12 DE JANEIRO 2025.


Como lidar com injustiças?


1-2. De que maneiras podemos ser vítimas de injustiças?

RESPOSTA-CHAVE: No mundo, o preconceito, a desigualdade e a opressão são muito comuns. Por isso, não ficamos surpresos quando somos tratados com injustiça. Às vezes, somos maltratados até por nossos irmãos, devido à imperfeição humana.

RESPOSTA COMPLETA: Somos vítimas de injustiças de diversas maneiras, como através do preconceito, desigualdade e opressão no mundo. Além disso, podemos sofrer injustiças até de nossos próprios irmãos, devido à imperfeição humana. A ilustração de Jesus sobre a viúva e o juiz injusto enfatiza essa realidade.

3. Como sabemos que Jeová está atento à maneira como somos tratados por outros?

RESPOSTA-CHAVE: Jeová ama a justiça e Jesus nos garante que, no momento certo, Jeová providenciará justiça rapidamente. Em breve, Jeová eliminará todas as formas de injustiça.

RESPOSTA COMPLETA: Jeová ama a justiça e está atento à maneira como somos tratados. Jesus assegurou que Jeová trará justiça rapidamente no tempo certo. Em breve, Ele eliminará todas as formas de injustiça e corrigirá todo mal que sofremos.


4. Que ajuda Jeová nos dá hoje?

RESPOSTA-CHAVE: Enquanto esperamos que Jeová resolva todos os problemas, Ele nos mostra o que fazer quando somos maltratados, nos ensina como reagir sem causar mais problemas e nos dá o exemplo perfeito de Jesus para lidar com injustiças.

RESPOSTA COMPLETA: Jeová nos ajuda de diversas maneiras, por exemplo: ELE nos mostra o que fazer quando somos maltratados, nos ensina a reagir corretamente para evitar mais problemas, e nos dá o exemplo perfeito de Jesus. Além disso, ELE também nos oferece conselhos bíblicos para lidar com injustiças.


CUIDADO COM A SUA REAÇÃO



5. Por que devemos ter cuidado com a nossa reação?

RESPOSTA-CHAVE: Devemos ter cuidado com nossas reações para não fazer besteiras, mesmo que nos sintamos feridos e incomodados com as injustiças.

RESPOSTA COMPLETA: Porque reagir impulsivamente a uma injustiça pode levar a ações que poderemos nos arrepender posteriormente. É verdade que assim como servos do passado, como e Habacuque, nós ficamos profundamente feridos e incomodados com injustiças, mas mesmo assim, devemos tomar cuidado para não deixar que nossas emoções nos guiem a comportamentos imprudentes que possam piorar a situação.

6. O que o exemplo de Absalão nos ensina? (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: O exemplo de Absalão nos ensina que a raiva pode nos levar a fazer justiça com as próprias mãos, o que pode piorar as coisas. Devemos evitar a vingança e deixar que Jeová cuide da justiça.

RESPOSTA COMPLETA: Absalão, filho do rei Davi, ficou furioso quando sua irmã Tamar foi estuprada por Amnom, seu meio-irmão. Embora ele tivesse motivos para sentir raiva, ele não tinha o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Absalão se deixou levar pela raiva e vingança, o que só trouxe mais tragédias. Isso nos ensina que devemos evitar a vingança e confiar em Jeová para trazer justiça de maneira correta.


Descrição da imagem:


E esta imagemRELACIONADO AO PARÁGRAFO 6mostra Tamar chorando e rasgando sua túnica. Ela está com uma expressão muito triste. Absalão de forma astuta, faz um gesto para ela ficar quieta.

A legenda diz: Absalão se deixou levar pela raiva quando sua irmã Tamar sofreu uma injustiça.


7. Como o salmista reagiu às injustiças?

RESPOSTA-CHAVE: O salmista ficou perturbado ao ver que os maus pareciam se dar bem enquanto os justos só tinham problemas. Ele quase desviou de seu caminho por causa da frustração com as injustiças.

RESPOSTA COMPLETA: O salmista ficou profundamente perturbado ao observar que os maus pareciam prosperar enquanto os justos sofriam. Ele questionou se realmente valia a pena seguir a justiça e quase desviou de seu caminho devido à frustração com as injustiças. Esse exemplo nos mostra que até os mais fiéis podem lutar com sentimentos de dúvida e desânimo ao enfrentar injustiças.


8. Como Alberto se sentiu com uma injustiça que sofreu?

RESPOSTA-CHAVE: Alberto ficou com muita raiva, magoado e decepcionado ao ser acusado falsamente de roubo na congregação, o que o fez enfraquecer espiritualmente e ficar inativo por cinco anos.

RESPOSTA COMPLETA: Alberto foi falsamente acusado de roubo dentro de sua congregação, o que resultou na perda de privilégios e respeito. Ele sentiu raiva, mágoa e decepção, o que o levou a enfraquecer espiritualmente e a ficar inativo por cinco anos. Esse exemplo destaca o impacto profundo que uma injustiça pode ter em nossa vida espiritual e emocional.


IMITE JESUS AO LIDAR COM INJUSTIÇAS



9. Que injustiças Jesus sofreu? (Veja também a imagem.)

RESPOSTA-CHAVE: Jesus sofreu várias injustiças: sua família achava que ele estava louco, os líderes religiosos diziam que seu poder vinha dos demônios e os soldados romanos zombaram dele, maltrataram e o mataram.

RESPOSTA COMPLETA: Jesus enfrentou diversas injustiças durante sua vida. Sua família pensava que ele estava louco, os líderes religiosos o acusaram de estar possuído por demônios, e os soldados romanos zombaram dele, maltrataram e eventualmente o mataram. Apesar de todas essas adversidades, Jesus não revidou e manteve sua confiança em Jeová.


Descrição da imagem:


E este conjunto de imagensRELACIONADO AOS PARÁGRAFOS 9 E 10mostra Jesus sofrendo injustiças. Na imagem principal, ele está com uma coroa de espinhos na cabeça, e está sangrando. Em destaque vemos:
Seus parentes que não acreditam nele o questionando. Líderes religiosos com raiva se opondo a ele. E ele caindo enquanto está carregando sua estaca de tortura, e está sendo pressionado por um soldado Romano.

A legenda diz: Jesus deixou um exemplo perfeito de como lidar com injustiças.


10. Como Jesus lidou com injustiça? (1 Pedro 2:21-23)

RESPOSTA-CHAVE: Jesus reagia com calma, sabia a hora de falar e de ficar calado, não se defendia de cada acusação falsa e deixava os assuntos nas mãos de Jeová, confiando que Jeová resolveria todas as injustiças no momento certo.

RESPOSTA COMPLETA: Jesus mostrou um exemplo perfeito de como lidar com injustiças. Ele sabia quando falar e quando ficar calado, não se defendia de cada acusação falsa, e nunca insultava ou ameaçava ninguém. Ele confiava plenamente que Jeová traria justiça no momento certo, deixando os assuntos nas mãos de Deus.


11. Quais são algumas maneiras de controlar o que falamos? (Veja também as imagens.)

RESPOSTA-CHAVE: Podemos controlar o que dizemos imitando Jesus, deixando algumas injustiças de lado ou falando de maneira calma e com respeito quando necessário, sempre confiando que Jeová resolverá a situação.

RESPOSTA COMPLETA: Podemos imitar Jesus ao controlar o que dizemos, especialmente em situações de injustiça. Em algumas circunstâncias, é melhor deixar pra lá e não dizer nada para evitar conflitos maiores. Em outros casos, pode ser necessário defender alguém ou a verdade de nossas crenças, sempre falando de maneira calma e respeitosa.

Descrição da imagem:


E este conjunto de imagensRELACIONADO AOS PARÁGRAFOS 11 E 12vemos uma irmã idosa sendo tratada de forma injusta. Na PRIMEIRA IMAGEM, ela continua calma, enquanto um Policial mascarado a leva algemada, e outro Policial faz uma busca na casa dela. Na SEGUNDA IMAGEM, ela fala de modo respeitoso com um Juiz num tribunal. Já na TERCEIRA IMAGEM, ela ora na prisão enquanto um guarda está em pé, bem ao lado de sua cela.

A legenda diz: Ao enfrentar injustiças, podemos imitar Jesus por decidir quando e como falar.


12. De que maneiras podemos imitar a Jesus ao lidar com injustiças?

RESPOSTA-CHAVE: Podemos imitar Jesus deixando que Jeová resolva a situação, confiando que Ele sempre sabe a verdade, o que nos ajuda a suportar o tratamento injusto sem alimentar raiva e ressentimento, mantendo nossa alegria e amizade com Jeová.

RESPOSTA COMPLETA: Podemos imitar Jesus confiando que Jeová resolverá as injustiças. Isso nos ajuda a suportar o tratamento injusto sem desenvolver raiva ou ressentimento. Confiar em Jeová nos livra desses sentimentos negativos e preserva nossa paz interior e nossa amizade com Deus.

13. O que pode nos ajudar quando enfrentamos injustiças?

RESPOSTA-CHAVE: Lembrar que Jeová sabe o que enfrentamos e Jesus entende perfeitamente nossos sentimentos. Além do exemplo de Jesus, Jeová nos dá conselhos eficazes para lidar com injustiças.

RESPOSTA COMPLETA: Além de seguir o exemplo de Jesus, podemos encontrar ajuda nos conselhos de Jeová na Bíblia. Jeová entende nossas lutas e Jesus, que também sofreu injustiças, compreende perfeitamente nossos sentimentos. Confiar em Jeová e seguir Seus conselhos bíblicos nos fortalece para lidar com as injustiças.


"DEEM LUGAR À IRA''



14. O que significa ‘dar lugar à ira’? (Romanos 12:19)

RESPOSTA-CHAVE: Significa dar lugar à ira de Jeová, deixando Ele agir para trazer justiça no tempo e da maneira que Ele quiser. Isso nos ajuda a controlar nossa raiva e esperar em Jeová.

RESPOSTA: Dar lugar à ira significa permitir que a ira de Jeová traga justiça em vez de tentar resolver as coisas por conta própria. Devemos confiar que Jeová agirá no tempo que ele quiser e da maneira que ele preferir para corrigir as injustiças, como ELE prometeu.

15. Por que é melhor esperar Jeová resolver os assuntos?

RESPOSTA-CHAVE: Porque quando esperamos em Jeová, isso nos livra do peso e da frustração de tentar resolver sozinhos nossos problemas. Afinal, o próprio Jeová promete retribuir e resolve as coisas de modo melhor do que poderíamos fazer.

RESPOSTA COMPLETA: Porque esperar Jeová resolver os assuntos nos livra do peso e da frustração de tentar resolver sozinhos nossos problemas. Devemos nos lembrar que  Jeová prometeu trazer justiça, e sem dúvidas, Sua solução é sempre melhor do que qualquer coisa que possamos fazer por conta própria.


"CONTINUE VENCENDO O MAL COM O BEM''



16-17. Como a oração pode nos ajudar a ‘continuar vencendo o mal com o bem’? (Romanos 12:21)

RESPOSTA-CHAVE: A oração nos ajuda a diminuir o ressentimento e a raiva, e a mudar nosso ponto de vista sobre aqueles que nos maltratam. Um exemplo nesse sentido é do próprio Jesus, que orou pelos que o perseguiam, mostrando que devemos fazer o mesmo.

RESPOSTA COMPLETA: A oração nos ajuda a vencer o mal com o bem, pois diminui o ressentimento e a raiva que sentimos, permitindo-nos ver as pessoas que nos maltratam de maneira mais compreensiva. Assim como aconteceu com Jesus, quando oramos em prol daqueles que nos perseguem, conseguimos ter paz interior e fortalecemos nossa confiança na justiça de Jeová.


18. Como a oração ajudou Alberto e John a lidarem com injustiças?

RESPOSTA-CHAVE: Alberto orava pelos irmãos que foram injustos com ele, o que o ajudou a superar a situação. John orou pelo irmão que o ofendeu, o que lhe permitiu perdoar e encontrar paz.

RESPOSTA COMPLETA: A oração ajudou Alberto e John a superar o ressentimento e a perdoar aqueles que os maltrataram, permitindo-lhes confiar em Jeová para resolver as injustiças. Isso trouxe paz interior e fortaleceu a fé deles.


19. O que você deve fazer até o fim deste sistema? (1 Pedro 3:8, 9)

RESPOSTA-CHAVE: Devemos orar a Jeová pedindo ajuda, aplicar os princípios da Bíblia e imitar Jesus ao lidar com injustiças. Isso garantirá que Jeová nos abençoe para sempre..

RESPOSTA COMPLETA: Devemos continuar orando a Jeová pedindo ajuda, aplicando os princípios bíblicos e imitando Jesus ao lidar com injustiças. Assim, podemos ter certeza de que Jeová nos abençoará e nos ajudará a perseverar até o fim deste sistema.


PERGUNTAS DE RECAPITULAÇÃO:


QUAL É A SUA RESPOSTA?


Como podemos imitar Jesus ao lidar com injustiças?

RESPOSTA: (PARÁGRAFOS 10-12)
Podemos imitar Jesus controlando o que dizemos, não revidando insultos e deixando os assuntos nas mãos de Jeová. Devemos confiar que Jeová resolverá todas as injustiças no momento certo, assim como Jesus fez, mantendo a calma e agindo com respeito. 
(1 Pedro 2:21-23; Mateus 26:62-64; Mateus 11:19)

O que significa ‘dar lugar à ira’?

RESPOSTA: (PARÁGRAFO 14) 
Dar lugar à ira’ significa deixar que a ira de Jeová traga justiça, em vez de tentarmos resolver as coisas por conta própria. Devemos esperar que Jeová aja no tempo e da maneira que Ele achar melhor, confiando que Ele corrigirá as injustiças. 
(Romanos 12:19)

Como a oração nos ajuda a lidar com injustiças?

RESPOSTA: (PARÁGRAFOS 16 E 17)
A oração nos ajuda a diminuir o ressentimento e a raiva, permitindo que vejamos as pessoas que nos maltrataram de maneira mais compreensiva. Orar por aqueles que nos perseguem, como Jesus fez, nos dá paz interior e nos ajuda a confiar que Jeová resolverá a situação. 
(Mateus 5:44; Lucas 23:34)


QUERIDOS IRMÃOS MUITO OBRIGADO POR ESTAREM AQUI!

ESPERAMOS QUE TODOS VOCÊS TENHAM TIRADO PROVEITO DESSE CONTEÚDO !

POR GENTILEZA, NÃO SE ESQUEÇAM POR DE COMPARTILHEM COM OUTROS ESTA PÁGINA! ISSO AJUDA MUITO O SITE A CRESCER E TAMBÉM A CHEGAR A OUTROS IRMÃOS QUE PRECISAM DESSA AJUDA.

SEGUE AQUI ABAIXO, O LINK PARA VOCÊ COMPARTILHAR ESTA PÁGINA COM SEUS FAMILIARES A AMIGOS, EM GRUPOS DE WHATSAPP, FACEBOOK, E INSTAGRAM É SÓ COPIAR E COLAR: 👇👇👇👇

http://preparacaodasreunioes.blogspot.com

ABRAÇO A TODOS 💕


Postar um comentário

0 Comentários